terça-feira, 25 de outubro de 2011

Terremoto atinge Turquia

ERCIS, Turquia, (AE) - Subiu nesta segunda-feira para 279 o número de mortos em um terremoto de magnitude 7,2, que aconteceu ontem no Leste da Turquia. Dezenas de pessoas estavam presas entre os escombros, mas autoridades disseram que o número de mortos não deve subir tanto quanto inicialmente temido. Pelo menos 6 sobreviventes foram retirados dos escombros, após um deles conseguir telefonar para a polícia. Cerca de 1.300 pessoas ficaram feridas. O terremoto também foi sentido em Yerevan, capital da Armênia, bem como no Azerbaijão e no norte do Irã.

Selcan Hacaoglu/AP/AEEquipes de resgate e famílias ainda procuram pessoas presas nos escombros na cidade de ErcisEquipes de resgate e famílias ainda procuram pessoas presas nos escombros na cidade de Ercis
Equipes de resgate continuavam a trabalhar, na noite desta segunda-feira, em busca de sobreviventes em meio a construções destruídas. Muitos dos sobreviventes preferiram dormir ao relento nas ruas do que nos prédios danificados, uma vez que ocorreram pelo menos 200 terremotos secundários na região.

O sobrevivente Yalcin Akay foi retirado de um prédio de seis andares que desabou, após ter telefonado para a polícia e explicado onde estava, informou a agência estatal Anatólia. Três outras pessoas, entre elas duas crianças, foram retiradas do mesmo prédio, na cidade de Ercis, 20 horas após o tremor, segundo funcionários. Uma mulher de 21 anos, Tugba Atinkaynak, foi resgatada das ruínas após ficar soterrada por 27 horas. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde dela. O pai de Tugba, Nevzat, disse que ela almoçava com a família quando ocorreu o terremoto. Quatro outros familiares foram resgatados mais cedo.

Outro sobrevivente foi Abdurrahman Antakyali, de 20 anos, retirado dos escombros de um internet café que desmoronou. Antakyali ficou soterrado por oito horas e foi retirado por equipes turcas e azerbaijanas de resgate. Antakyali foi recebido com júbilo por seu pai e um irmão, disse a agência de notícias Anatólia.

O terremoto ocorrido perto da fronteira com o Irã, no domingo, destruiu casas e prédios em duas cidades. A mais atingida foi Ercis, de 75 mil habitantes, onde cerca de 80 prédios ruíram. A cidade de Van, 90 quilômetros ao sul de Ercis, também foi atingida.

O ministro do Interior da Turquia, Idris Naim Sahin, disse que o número de mortos deverá crescer em Ercis, mas não tanto quanto inicialmente se esperava. "Pode ser que 100 pessoas estejam debaixo dos escombros. Mas não estamos falando sobre milhares".

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que visitou a região na noite do domingo, disse que "quase todos" os prédios de tijolos, nos vilarejos vizinhos a Ercis, foram derrubados pelo terremoto.

As autoridades disseram que 279 pessoas foram mortas e 1.300 ficaram feridas. O governo informou que oferecerá empréstimos especiais para ajudar na reconstrução de pequenos negócios na região.

Cientistas dos EUA registraram mais de 100 tremores secundários no leste turco nas 10 horas seguintes ao terremoto, um deles com magnitude 6,0. Autoridades recomendaram que as pessoas se afastassem das casas danificadas, pelo risco de novos desabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...