Logo quando iniciaram os trabalhos de demolição, os técnicos apontaram que a consistência do concreto usado no Machadão, era mais resistente que a encontrada no Machadinho, onde a demolição das arquibancadas durou pouco mais de 24 horas apenas. No ginásio não foi necessário a utilização da técnica de tração, adotada como medida de segurança no caso do estádio, devido a altura da praça esportiva.
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"A técnica faz parte do modelo de demolição mecânica e geralmente é adotada quando se tem uma estrutura muito alta para derrubar. São amarrados cabos de aços longos nas principais vigas de sustentação de cada módulo e as máquinas escavadeiras puxam apenas usando a força do braço hidráulico", explicou André Lima, engenheiro do consórcio Arena das Dunas.
Com 88 vigas de sustentação e com a demolição de três delas por cada módulo, o trabalho de destruição do anel superior do estádio deve levar pouco mais de um mês para ser concluído. Mas a forma como o terceiro módulo veio ao chão, caso seja repetida, pode atrasar um pouco o serviço, uma vez que os escombros caíram nas vias de circulação do maquinário pesado e as mesmas terão de ser desobstruídas antes que o serviço tenha continuidade.
Por isso, a intenção inicial foi tentar realizar a demolição puxando o módulo para o lado interno do estádio. Mas apesar de todo trabalho realizado pelo rompedor, fragilizando as vigas de sustentação, a força empregada pelos braços hidráulicos das duas máquinas, fizeram apenas a estrutura balançar. Também foram realizadas tentativas com a reposição das linhas de tração das máquinas, mas todas se mostraram infrutíferas.
Frente a resistência do material, a alternava foi partir para um plano B, uma vez que está descartada, por completo, o uso de explosivos e que as máquinas de demolição não possuem alcance suficiente para diminuir a resistência do concreto dentro da área limite de segurança. Quando a estrutura começou a ser puxada para o lado de fora do estádio, precisou apenas da utilização de uma escavadeira, uma vez que o próprio peso da estrutura facilitava o serviço. O anel superior não resistiu a dez minutos de tração e foi a baixo provocando uma imensa nuvem de poeira.
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