segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefeitos estão preocupados com o FPM no início do ano: Só a primeira parcela teve queda de 17,4%


O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi 17,4% menor, comparado com o de janeiro de 2011. A redução pegou muitos prefeitos de surpresa, e eles têm contactado a Confederação Nacional de Municípios (CNM) em busca de esclarecimento. Conforme a entidade já havia previsto o  Imposto de Produtos Industrializados (IPI) teve uma redução, e isso impactou no FPM.
 
 
A arrecadação líquida do IPI em 2010 e 2011 foi superior a R$ 2 bilhões. Agora em 2012 o arrecado surpreendeu os prefeitos, pois somou pouco mais do que R$ 100 milhões. De acordo com dados da Confederação, além da diminuição da arrecadação bruta do IPI nos últimos dez dias de 2011, a restituição feita pelo Governo Federal às empresas por conta da Lei de Incentivo foi descontada de uma vez neste período. A CNM relembra aos prefeitos que o FPM é composto pelo total da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do IPI. Do montante destes dois impostos, 22,5% é partilhado entre todos os Municípios, por meio dos coeficientes do FPM, calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o valor do Fundo é repassado a cada 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...