terça-feira, 10 de janeiro de 2012

População de Galinhos resiste à instalação de Parques eólicos.

Território onde serão assentadas as torres com os aerogeradores já foi demarcado em área de dunas

Território onde serão assentadas as torres com os aerogeradores já foi demarcado em área de duna

O posicionamento contrário de parte da população de Galinhos quanto à instalação dos parques  eólicos no município repercutiu entre os estudiosos e defensores deste tipo de energia renovável. 
Em reportagem publicada pela TRIBUNA DO NORTE domingo passado, parte dos moradores defenderam que a construção das usinas eólicas descaracterizaria o ambiente e traria transtornos à população. O diretor geral do Centro de Estudos Estratégicos em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, definiu o caso de Galinhos como "raro" e disse que questões técnicas envolvendo a comunidade seriam suficientes para sanar as divergências. Ele comentou, ainda, que "máfias locais" impedem a expansão turística e a melhoria da infraestrutura da região. Para a maioria dos moradores do município distante 166 quilômetros de Natal, contrários ao empreendimento eólico, a colocação das 35 torres constantes no projeto do Consórcio Brasventos pode descaracterizar a paisagem natural e contribuir negativamente para a exploração turística. De acordo com Jean Paul Prates, a polêmica em torno de Galinhos é a mesma vivida pelas indústrias de geração de energia através da força dos ventos em diversos países do mundo.  A mencionada discussão se dá, basicamente, em torno do barulho gerado pelas hélices e à presença visual das torres.
A presidenta executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Melo, afirmou que esta é a primeira vez que a população de um município brasileiro se posiciona contrária à instalação de um parque eólico. "Estou surpresa em relação a este assunto. Eu, sinceramente, ainda não entendi este movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...