quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cientistas identificam a porta de entrada do vírus HIV nas células



Publicação: 26/04/2012 19:48 Atualização:


Paloma Oliveto - Correio Braziliense

Pesquisadores espanhóis anunciaram a descoberta de um importante mecanismo biológico do vírus da Aids, ao identificar, em sua superfície, uma molécula responsável por permitir que ele entre nas células dendríticas, integrantes do sistema imunológico. Em um estudo publicado no periódico PLoS Biology, os cientistas do Conselho Nacional de Pesquisas (CSIC) e do Instituto IrisCaixa, ambos da Espanha, afirmam que os resultados abrem caminho para a fabricação de uma nova classe de drogas que combatam a síndrome.

Na superfície do HIV, foram identificadas moléculas chamadas gangliósidos, constituídas por ácido siálico e hidrato de carboneto. Essas estruturas concentram-se nas membranas das células nervosas e também estão presentes, em menor quantidades, em outros tipos celulares. Quando o vírus invade uma célula, tem como objetivo se replicar e, dessa forma, se espalhar pelo organismo. Para que esse processo ocorra, o HIV se liga aos gangliósidos, que funcionam como uma porta de entrada. “Os gangliosídeos são a chave para a presença do vírus da Aids nesse tipo de célula. Ele não depende das proteínas das células dendríticas, mas, sim, dos gangliosídeos”, disse, em um comunicado de imprensa, Nuria Izquiero, pesquisadora do instituto IrsiCaixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...