sábado, 11 de maio de 2013

Vicente Serejo fala das dúvidas do PMDB


7628Ministro da Previdência e o presidente da Câmara dos Deputados

O Blog do Marcos Dantas repercute na íntegra o artigo escrito pelo jornalista Vicente Serejo, que escreve nas páginas d'O Jornal de Hoje, através da Cena Urbana. 
São muitas as dúvidas do PMDB? Seriam, se fossem pertinentes. Não nascidas da matreirice a cada dia mais difícil de dissimular. A maior, e a mais flagrante, é o apoio irrestrito ao Governo de Rosalba Ciarlini até 31 de dezembro deste ano, data prorrogável ou não, a depender da recuperação da própria governadora, hoje num plano de desgaste vertical. Do fastio do senador Garibaldi Filho para disputar o governo e do desejo do deputado Henrique Alves de continuar a presidir a Câmara.
 
Não existe apoio com data marcada a não ser quando quem apóia teme algum obstáculo. No caso, um desgaste intransponível que exija uma candidatura própria que dispõe das três alternativas num partido que é familiar: Garibaldi, Henrique e Walter Alves. Qualquer outra solução levará seus dirigentes a uma improvisação, a menos que o governo se recupere e evite aquele temor comum a todos: a volta de Wilma de Faria ao poder, por mais improvável que possa parecer neste momento.
 
Para ter um caminho menos difícil, o governo não terá dúvida em simular um afastamento do DEM agripinista; garantir as exigências do PMDB; e, se possível, estimular a candidatura do vice Robinson Faria. Ninguém desconhece que o bloco pemedebista é hoje determinante na formação da força majoritária. A menos que a verdadeira estratégia do deputado Henrique Alves seja sua candidatura dos partidos lulistas PMDB, PT, PSB e PDT, em nome do discurso da união.
 
Depois, fica a cada dia mais estreito o muro que sustenta essa aliança do PMDB com o DEM no Rio Grande do Norte. A união em favor do Rio Grande do Norte é uma boa retórica, mas pode não resistir ao apelo da união do PT, PMDB, PSB e PDT em torno da candidatura de Dilma Rousseff, dona da fórmula promissora para 2014. Mesmo que a adesão da governadora Rosalba Ciarlini venha mantendo aceso o olhar petista nos ensaios de uma candidatura própria ao governo.
 
Os petistas sabem que, sozinhos, não garantem a desempenho da campanha dilmista no Rio Grande do Norte. O apoio determinante é do PMDB e, agora, com a presidência da Câmara Federal, sem mais o dever unilateral dos encômios de quando tinha só o Ministério da Previdência. O quadro é outro e rigorosamente equilibrado: o governo, como aliado, oferece um ministério, mas sabe que o PMDB do Rio Grande do Norte põe nessa mesa o inegável privilégio de presidir a Câmara Federal.
 
Qual a dúvida real e determinante do PMDB? Certamente o tamanho de sua força no melhor critério para administrá-la. Inventar relevância na forma de dúvidas é querer passar da invenção à invencionice, dissimulada e cabreira. O PMDB sabe de todas as suas certezas e disporá de todas na hora que julgar conveniente. Em política, as dúvidas às vezes são apenas pedras de um jogo feito para iniciados. É preciso ter o código de acesso para perceber que essas pedras escondem certezas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...