sábado, 11 de maio de 2013

Associação dos Criadores de Peixes do Seridó nasce com o desafio de aumentar a produção de pescado


7629Pescadores e autoridades presentes no seminário
O potencial para a piscicultura na região do Seridó foi debatido na manhã desta sexta-feira (10), durante Seminário realizado na Estação de Piscicultura de Caicó. O evento também marcou o lançamento da Associação dos Criadores de Peixes de Águas Doce do Seridó – ACRIPEIXES e a posse da primeira diretoria, reunindo associados, prefeitos da região, vereadores representantes do Sebrae no Rio Grande do Norte, DNOCS, Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca e do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Agripino Ribeiro é o primeiro presidente da ACRIPEIXES que nasce com 41 associados, entre eles, 15 criadores e 26 novos interessados na atividade da piscicultura. Para o consultor do Sebrae, José Rangel, a proposta de criação da associação chamou atenção por ter nascido em um ano de estiagem. “Os criadores viram que poderiam não produzir nada em 2013 e, mesmo assim, estavam motivados. Agora é hora de aprender novas tecnologias, ampliar o processo de cooperação e ampliar mercado. Considero a melhor iniciativa de cooperação do Seridó” relatou Rangel.
O gestor do Projeto Piscicultura do Sebrae, Renato Gouveia, abriu o evento com uma palestra com o tema: “Atuação do Sebrae na Piscicultura do RN”. Para o gestor, a piscicultura ainda está em estagio embrionário no Estado. “Temos desempenho ínfimo em relação a estados vizinhos como o Ceará. Temos condições favoráveis, entre elas a climática, mas algumas barreiras tem que ser quebradas, como questão de outorga e de licenciamento”, analisou Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...