sexta-feira, 31 de maio de 2013

Imprensa britânica se surpreende com ‘caos’ na liberação do Maracanã e põe Copa em xeque

Do interino
Fonte- ESPN
A imprensa britânica se mostrou incrédula nesta sexta-feira diante da decisão da Justiça brasileira de autorizar o amistoso entre Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã horas depois de ter proibido a realização do mesmo por questões de segurança.
A partida, que será disputada neste domingo e supõe a inauguração oficial do estádio após três anos de obras, foi cancelado ontem depois de uma ação civil pública iniciada pelo Ministério Público Estadual, que denunciou a ausência de “laudo de vistoria de engenharia, de prevenção e combate de incêndio, de condições sanitárias e de higiene”.
Posteriormente, essa mesma decisão foi revogada “mediante a um recurso do Governo do Estado com a apresentação do laudo da PM que comprova o cumprimento de todas as regras de segurança no Maracanã”, apontou a nota da administração estadual.
A veloz contra-ordem foi qualificada como um “caos” pelo jornal britânico “The Times”, principalmente pela proximidade da Copa das Confederações, que será realizada no país entre os dias 15 e 30 de junho, na qual o Maracanã sedia a parida de abertura.
Citando fontes ligadas à Federação de inglesa de futebol, o jornal britânico destaca que o detonante desta decisão não foi tanto um suposto problema técnico do estádio, mas um “conflito local” entre dois políticos por “questões de tramitação de papéis”.
O “The Guardian”, por sua vez, foi mais duro em sua análise, na qual assegura que a inicial suspensão do amistoso “desperta os piores temores do país sobre os preparativos do Copa do Mundo de 2014″.
“A decisão no último minuto de suspender o que se supunha ser uma partida profissional se acrescenta a uma lista de atrasos, controvérsias e faltas de respeito que os anfitriões insistem em realizar”, aponta o jornal.
De acordo com o “The Guardian”, se o cancelamento fosse mantido teria suposto “a humilhação e a frustração” dos torcedores da seleção brasileira que, através do pagamento de seus impostos, financiaram a reforma do Maracanã, agora com capacidade para receber até 78 mil pessoas.
“Brasil-Inglaterra seguirá após uma nefasta tramitação de papéis”, intitula o sensacionalista “The Sun”, que também exibe uma foto na qual se mostra as obras nos arredores do estádio.
Em sua análise, o jornal destaca que o descumprimento dos prazos se transformou em algo “vergonhoso” para as autoridades locais, brasileiras e para Fifa, que esperava que os trabalhos “estivessem encerrados em dezembro de 2012″.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...