quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

RN habilita 53 projetos para leilão

O Rio Grande do Norte habilitou 53 projetos de geração de energia eólica para o leilão de Energia Nova A-5/2011, que vai incluir apenas fontes renováveis de energia e é previsto para o dia 20 de dezembro deste ano. Juntos, os projetos do estado somam 1.390 Megawatts (MW) de potência instalada - a segunda maior oferta na disputa. Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul, com 58 projetos e 1.515 MW. Também habilitaram projetos os estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí.

O total habilitado para o leilão foi divulgado ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Ao todo, receberam habilitação técnica 231 projetos, somando 6.286 MW de potência instalada. Desse total, 205 projetos, com 5.149 MW, são de fonte eólica. Cerca de 56,4% dessa energia será ofertada apenas por projetos previstos no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.

Nos últimos leilões, realizados em agosto, o Rio Grande do Sul desbancou pela primeira vez o RN como vencedor em projetos emplacados e energia vendida. Deficiências em infraestrutura no Rio Grande do Norte teriam pesado contra o estado. O fato de o Banco do Nordeste ter deixado de atuar no setor também estaria sendo apontado como desvantagem para a região. Atualmente, os financiamentos estão concentrados no BNDES.

 Além de projetos de energia eólica, foram habilitadas para o leilão usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (com potência instalada de até 30 MW) e termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar. Outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas pela EPE até o dia 9 de dezembro.  Não houve habilitação de termelétricas a gás natural.
fote: tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...