segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Potiguares brilham em circuito universitário de surfe

O Rio Grande do Norte brilhou em mais uma competição nacional de surfe. Durante o fim de semana passado, em Baía Formosa, ocorreu a 1ª etapa do Brasil Tour Surf Universitário, reunindo 112 atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os surfistas André Fagundes e Gabriela Silveira foram os destaques potiguares na disputa.

Considerada a maior competição de surfe do Brasil voltada aos universitários, o Brasil Tour Surf é composto por três etapas e, no final, os competidores que tiverem as melhores médias conquistas um carro (Open Universitário) e duas motos (Master Degree e Open Uiversitário Feminino). Na etapa de Baía Formosa, dois potiguares saíram na frente para a conquista das premiações.
Divulgação/AbrasuGabriela Silveira sai na frente na disputa pelo título do circuitoGabriela Silveira sai na frente na disputa pelo título do circuito

André Fagundes, favorito na categoria Open Universitário, até começou bem a disputa. No entanto, não conseguiu encontrar as melhores ondas na última bateria e ficou apenas com o quarto lugar. Já na disputa da categoria Master Degree, voltada para os atletas que já concluíram o curso superior, André Fagundes, que é engenheiro, não deu chances para os adversários e faturou o primeiro título do fim de semana para o Rio Grande do Norte.

Campeã do circuito em 2008, Gabriela Silveira queria recuperar o posto de melhor surfista universitária do Brasil. Mostrando um surfe agressivo, a potiguar brilhou nas ondas de Baía Formosa e conseguiu as maiores notas na competição, saindo na frente para a disputa da motocicleta e pelo título.

Os resultados foram considerados excelentes pelo presidente da Federação Norte-Riograndense de Surfe, Saturnino Borges. O presidente também comemorou a participação popular na festa, que também teve noite de shows e palestras sobre o momento do esporte no Rio Grande do Norte. "Temos que agradecer a todos os atletas e parceiros na realização do evento. Fico feliz pela participação e pela valorização que o esporte vem conseguindo no Rio Grande do Norte, muito também pela ajuda do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer", disse Saturnino.

O presidente da Associação Brasileira de Surfe Universitário (Abrasu), Ailton Júnior, elogiou a estrutura montada em Baía Formosa e disse que vai ser um desfaio para a próxima sede manter o nível da competição realizada no Rio Grande do Norte. "Tivemos aqui em Baía Formosa uma grande prova do crescimento da modalidade no país. Hoje, o surfe universitário no Brasil é uma realidade. Nós que estamos direta ou indiretamente envolvidos nesse processo podemos nos orgulhar de estar construindo um novo esporte e um novo Brasil", declarou Ailton Júnior.

A próxima etapa do circuito vai ocorrer nos dias entre os dias 14 e 16 de outubro, no município de Balneário Barra do Sul, em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...