terça-feira, 23 de agosto de 2011

Trabalhadores se reúnem no centro de Washington momentos após tremor (Foto: AP)
WASHINGTON (Reuters) - Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu na terça-feira a Costa Leste dos Estados Unidos, sacudindo edifícios em muitas cidades, atrasando voos e trens e levando milhares de trabalhadores assustados às ruas. Não houve relatos de grandes danos ou feridos.
O Serviço Geológico dos EUA disse que o epicentro do tremor foi na localidade de Mineral, na Virgínia, e que seu foco foi muito raso, a apenas 1 quilômetro. O tremor, na hora do almoço, foi sentido até no Canadá.
O Pentágono e o Congresso chegaram a ser desocupados. Ao longo de toda a Costa Leste, milhares de pessoas ficaram apavoradas ao verem objetos caindo das prateleiras de lojas e escritórios.
Terremotos com magnitude entre 5,5 e 6 podem causar sérios danos a prédios e outras estruturas, especialmente se ocorrerem a pouca profundidade.
A empresa Amtrak reduziu a velocidade de seus trens entre Washington e Baltimore. Equipes inspecionaram os trilhos e estações em toda a Costa Leste, e alertaram os passageiros que haveria atrasos.
Dois reatores nucleares em uma usina da Virgínia foram desativados. Em Washington, semáforos se apagaram. Três pináculos da torre central da Catedral Nacional de Washington, edifício mais alto da capital, se quebraram, segundo um porta-voz.

Siga o Yahoo! Notícias no Twitter e no Facebook
No Capitólio (Congresso), os candelabros balançaram, e os funcionários saíram ao sentir o tremor. O Congresso está em recesso. "Primeiro achei que alguém estava balançando minha cadeira, e aí pensei que talvez fosse uma bomba", disse Wendy Oscarson-Kirchner, que trabalha no Senado.
As redes de telefonia celular ficaram congestionadas, impedindo a realização de chamadas durante cerca de 20 minutos, segundo a empresa Verizon.
PÂNICO EM NOVA YORK
Em Nova York, o tremor causou a desocupação de tribunais e da prefeitura, e paralisou as obras no terreno do World Trade Center.
As torres de controle dos aeroportos John F. Kennedy e Newark-Liberty também foram esvaziadas, e alguns voos chegaram a ser abortados em Washington, Filadélfia e Nova York, enquanto funcionários inspecionavam torres e pistas.
Bombeiros e policiais no condado de Dutchess, ao norte de Nova York, relataram danos estruturais em alguns edifícios.
Houve desocupação de edifícios também em Boston, e o tremor foi sentido até em Toronto e em Martha's Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa férias e estava jogando golfe na hora do terremoto. Não ficou claro se Obama sentiu o abalo.
Esse foi o maior terremoto em Virginia desde 1897.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...