A falta de professores e o desinteresse dos alunos são os dois principais problemas que comprometem os desempenhos das escolas, representando, respectivamente, 35,9% e 28,2%, de acordo com os gestores das escolas pesquisadas. A desmotivação dos professores (25,6%) e falta de acompanhamento dos pais (17,9%) também aparecem entre os principais motivos. Considerando apenas Natal, segundo dados do último Ideb (2011), há 39 escolas de ensino fundamental, entre a rede estadual e municipal, com Índice 3,0 e menos. Em oito destas, essa média foi atingida nos anos iniciais (5º ano) e repetiu-se nos anos finais (9º ano) do ensino fundamental.
Por outro lado, em todo o Estado possui apenas 51 escolas de ensino fundamental da rede pública – estadual e municipal – com Ideb a partir de 5,0. De acordo com a pesquisa aplicada nestas instituições, o principal fator que contribui para o bom desempenho escolar é a qualidade da equipe pedagógica, o que representou 68,3%, seguido pelo projeto político-pedagógico (29,4%) tido como relevante pelas escolas pesquisadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário