sexta-feira, 22 de março de 2013

A maravilhosa colina branca de Pamukkale

Como tem lugar maravilhoso nesse nosso vasto mundo! Na província de Denizli, no sudoeste da Turquia, existe uma formação geológica de beleza única, uma colina branca de cálcio petrificado com uma cascata natural de piscinas esculpidas cheias de águas termais, o Pamukkale, que significa "Castelo de Algodão". A formação dessas piscinas deslumbrantes se deve ao cálcio existente na água, que acaba criando piscinas naturais de água quente em forma de degraus solidificados. As águas dali eram consideradas sagradas por causa das suas propriedades medicinais e de rejuvenescimento. 
Atualmente, os banhos estão proibidos nas piscinas, para proteger a integridade do patrimônio natural turco. Pode-se apenas caminhar pelas piscinas, descalços e sem contato das roupas com a água, para evitar o possível escurecimento do incrível branco que reveste a colina.  
Na parte de cima da colina estão as ruínas da cidade de Hierápolis, a Cidade Sagrada, construída por Eumenes II, rei de Pérgamo, no século II a.C. e destruída várias vezes na história por terremotos. Ela foi uma cidade bastante importante na história, funcionando como uma concorrida estância termal por muitos anos. Ela se localiza a 650 km da maior cidade turca, Istambul e é, juntamente com o Pamukkale, Patrimônio Mundial da Unesco. 
Fontes: http://fuievolteipracontar.blogspot.com.br e wikipedia.org
Um grande abraço espinosense.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...