quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pedra Grande completa hoje 52 anos de emancipação política.

Pedra Grande/RN
O município de Pedra Grande/RN surgiu como povoado em 1889. Já teve os nomes de Lagoa de Joaquim Vicente e São João. O nome Pedra Grande originou-se de uma grande pedra, com aproximadamente 3 (três) metros de diâmetro, localizada numa região chamada Farias, de propriedade do Senhor Januário Nunes. Situada numa área intermediária entre o sertão e o litoral, essa pedra acabou sendo referência para os vaqueiros que conduziam os animais até as áreas onde havia fartura de alimento. Nas suas proximidades, foram instaladas culturas de subsistência, passando a área a ser referida (conhecida) como o “roçado da pedra grande”. Desde então, a localidade perdeu o nome de São João, ficando conhecida por Pedra Grande.

Em 1919, quando João Vitor fundou o Sítio São João e lá construiu moradia e um curral, estava iniciando um novo povoamento da localidade. Em seguida (posteriormente), chegaram ao povoado os trabalhadores e proprietários Manoel Félix de Morais, Januário Pedro da Silva, Manoel Gabí de Araújo, Januário Lucas e Manuel Pulú, vindos da praia de Canto de Baixo, pertencente ao município de Touros. Em função da sua localização, numa área agrícola e pastoril, a povoação teve um grande crescimento no período chamado (conhecido como) “surto algodoeiro” na Serra Verde, destacando-se graças a sua grande produção de algodão.

Pedra Grande foi elevada à categoria de distrito do município de São Bento do Norte em 1958. Em 7 de maio de 1962, por força da lei nº 2.745, da mesma data, o município foi desmembrado de São Bento do Norte e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte. Várias pessoas contribuíram para o surgimento do novo município, entre as quais merecem destaque o ex-deputado José Olimpio do Nascimento, Sr. Ursulino Silvestre da Silva (prefeito de São Bento do Norte), os Srs. Artur Morais de Oliveira, Manoel Gomes de Souza e Leonel Assunção, nomeado prefeito provisório do município. O Sr. Artur Morais de Oliveira foi o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, em 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...