quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Seca provoca desastre ambiental em Lagoa Nova - RN


Milhares de peixes mortos as margens da lagoa
Nos últimos dias, os habitantes da zona urbana do município de Lagoa Nova tem sentido no ar uma novidade nada agradável. Às margens da lagoa que deu origem à cidade, milhares de peixes mortos estão apodrecendo e outros tantos agonizam tentando sobreviver. O cenário é catastrófico e impressiona pelas proporções.
A poluição e o abandono da lagoa é um risco eminente à saúde pública. Além do mau cheiro, os peixes em decomposição podem ocasionar a transmissão de doenças. Mesmo assim presenciamos crianças brincando nas margens da lagoa em companhia de dezenas de urubus que se juntaram para se alimentar das carnes podres.
De acordo com o é médico veterinário e gestor ambiental lagoanovense João da Mata Bezerra, o fenômeno é ocasionado pela alta salinidade da água e pela escassez de oxigênio devido à elevada evaporação por causa da seca prolongada que assola o nordeste brasileiro. De acordo com uma análise feita anos atrás pelo Idema e pela Secretaria do Estado de Recursos Hídricos, a água da lagoa é super salina e, portanto, imprópria para o consumo humano.
A salinidade mede a quantidade de sais dissolvidos nas águas que é maior no verão e menor no inverno. A evaporação pode aumentá-la enquanto que as chuvas costumam diminuir esse percentual.
Blogdobg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...