terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vai-se embora a "Enciclopédia do Futebol"...Morre Nílton Santos

O futebol brasileiro vai terminar esta noite de quarta-feira, de final de Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Paranaense, em clima de muita tristeza, qualquer que seja o resultado da decisão. É que faleceu nesta tarde, no Rio de Janeiro, um dos mais importantes e emblemáticos jogadores da rica história do futebol brasileiro, o lateral-esquerdo Nílton Santos.
Sofrendo do Mal de Alzheimer há cerca de cinco anos, a "Enciclopédia do Futebol", como foi apelidado pela imprensa, não resistiu a uma infecção pulmonar e desencantou hoje às 15h50, horário de Brasília. Nílton Santos tinha 88 anos de idade. Nasceu aos 16 de maio de 1925, no Rio de Janeiro.
Nílton dos Santos, seu nome de batismo, se tornou o símbolo do futebol ofensivo, já que foi o primeiro lateral da história a avançar pelo campo adversário em direção ao ataque, em uma época em que era praticamente proibido ultrapassar a linha de meio de campo e os jogadores da posição se limitavam apenas a marcar os pontas rivais. Foi uma revolução à época.
 


 
O craque Nílton Santos, de futebol vigoroso, rápido, clássico e elegante, defendeu em toda a sua brilhante carreira apenas a camisa do clube carioca do Botafogo de Futebol e Regatas, tornando-se o atleta que mais partidas fez na sua história. Foi também um dos maiores ícones da Seleção Brasileira de Futebol, vencendo duas das quatro Copas do Mundo em que atuou, em 1958 e 1962, e sendo eleito pela Fifa como o melhor lateral-esquerdo do século XX. Pelo Botafogo, foi bicampeão do Torneio Rio-São Paulo de 1962 e 1964 e foi campeão carioca nos anos de 1954, 1957, 1961 e 1962.
Nílton Santos sempre foi um sujeito otimista e muitíssimo bem-humorado. Uma das suas melhores histórias é sobre o dia em que conheceu o seu grande amigo Garrincha. Ele conta que no primeiro teste que Garrincha fez no Botafogo, ele levou um baile daquele sujeito das pernas tortas. Aí, sem titubear, foi até o presidente do clube e recomendou a sua contratação imediata, para que não fosse mais ele a vítima dos dribles desconcertantes do Mané. Sábia decisão.



 
A CBF decretou luto e a adoção de um minuto de silêncio nos próximos jogos dos campeonatos no país. O sepultamento está marcado para as 16 horas desta quinta-feira, no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Nílton Santos jamais será esquecido por aqueles que amam o futebol!
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...