terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Boa notícia! Carros populares mais seguros no Brasil a partir de janeiro de 2014

A partir de 1º de janeiro de 2014, conforme legislação aprovada há algum tempo, todos os automóveis à venda no Brasil, nacionais ou importados, deverão ter instalados os equipamentos de segurança freios ABS e airbags dianteiros. A obrigatoriedade que vinha sendo aplicada aos poucos, se iniciando pelos carros mais caros, agora chega aos carros chamados "populares".
Em vista disso, sairão de cena do mercado automobilístico brasileiro a partir de janeiro, os modelos Volkswagen Gol G4, Ford Fiesta Rocam, Ford Ka, Fiat Uno Mille e a tão famosa e duradoura Volkswagen Kombi, abrindo espaço para novos modelos já adaptados para receber os novos equipamentos. Estes modelos, já obsoletos, não possuem estrutura para a instalação dos equipamentos exigidos.  O Volkswagen Gol G4 e o Ford Ka serão substituídos ainda no primeiro semestre de 2014 pelos globais Up! e novo Ka. O Fiat Uno Mille só terá substituto em 2015, conforme previsão de especialistas. Alguns modelos populares que ainda não possuem os equipamentos de série passarão a oferece-los em janeiro, casos do Palio Fire (Fiat), Celta (GM), Gol G5 (Volkswagen), Clio e Sandero Authentique (Renault). Os carros médios e os mais caros já vinham sendo fabricados com estes itens de segurança durante os três últimos anos, desde quando começou a exigência da lei, em 2010.
 
 
Isso, inevitavelmente, causará um aumento no preços dos automóveis de aproximadamente R$ 1.500,00. Outro item que pode passar a ser obrigatório a partir de 2014 é o rastreador, mas a decisão ainda depende de aval do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A obrigatoriedade da disponibilidade desses essenciais sistemas de segurança, incluindo freios ABS e airbags, há muito tempo já foi implementada com ótimos resultados em países mais desenvolvidos que o nosso, entre eles Alemanha, Japão, Canadá e Estados Unidos.
Sem dúvida, essas medidas tem muito que ser comemoradas, pela sua importância vital na prevenção de danos aos motoristas e passageiros em caso de acidentes. Se vai aumentar o preço um pouquinho, isso não importa muito. O que vale mais que tudo é a preservação das nossas vidas.
 
A propósito, o que são e para que servem freios ABS e airbags? Vamos a um pequeno esclarecimento:
Os freios ABS (Antilock Braking System), ou Sistema Antitravamento de Frenagem, é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal de freio é pisado fortemente, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole e a parada brusca e violenta do veículo, permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia. Além de proporcionar uma redução da distância de frenagem de até 20% com relação a um carro sem o ABS, dependendo das condições do piso. Com freios normais, o motorista não pode desviar de obstáculos enquanto freia, já que as rodas estarão travadas.
 


 
O airbag é uma bolsa de ar inflável  instalada no volante e no painel do automóvel e serve como proteção dos ocupantes do veículo no caso de uma batida ou de uma desaceleração violenta. Para uma completa segurança, deve-se sempre usar o cinto de segurança e jamais viajar com os pés sobre o painel. Crianças no banco da frente (menos de 10 anos), nem pensar. O acionamento do airbag é feito a uma velocidade de cerca de 300 km/h, em até 40 milissegundos, dependendo da velocidade do veículo. Este dispositivo é constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga elétrica pela central eletrônica, dentro de um balão de ar muito resistente, que é o próprio airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o airbag vai perdendo pressão após o acionamento.
Fonte: wikipedia.org
 
 

 
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...