quarta-feira, 10 de abril de 2013

Deputada Fátima Bezerra fala sobre possível candidatura ao Senado em 2014 e apoios do PDT, PSD e PSB

Da coluna da jornalista Daniela Freire, no O Jornal de Hoje. Está nos planos do PT nacional. Garantir a vaga da deputada federal potiguar Fátima Bezerra no Senado na eleição do ano que vem. A informação é da própria parlamentar, que ressalta que o intuito do partido é conseguir ter a maior bancada da legenda no Senado, e manter o que já conseguiram na Câmara Federal, onde os petistas são maioria. “O PT está de olho no Senado”, admitiu Fátima, ontem, em entrevista ao Jornal Verdade, na Sim TV. Inclusive, de acordo com a petista-mor do RN, já há entendimento em torno do seu nome para disputar a vaga de senadora internamente na sigla.
Eu não terei dificuldade dentro do partido. Há uma torcida até! É um sonho muito forte do PT de que eu seja candidata”, afirmou Fátima. Que adiantou já estar conversando com os aliados locais nesse sentido. “Estamos abrindo os diálogos sobre 2014, desencadeando as conversas com os partidos aliados”, disse ela, ressaltando que a primeira legenda a ser ouvida será o PDT, comandado pelo prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.  “Mas também falaremos com o PSD do vice-governador Robinson Faria e até com o PSB de Wilma, por que não?”, comentou a petista.

Fonte: Blog de Marcos Dantas
 

Maxaranguape: Ibama apreende barco de pesca ilegal de lagosta

Barco estava sendo preparado para pesca da lagosta Em Maxaranguape
            Um barco com compressor de ar, mangueiras, máscaras e nadadeiras foi apreendido nesta terça-feira (9) em Maxaranguape, litoral Norte do Rio Grande do Norte, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão ambiental, a embarcação estava sendo preparada para a pesca ilegal da lagosta. O crustáceo está em fase de reprodução, e por isso não podem ser capturadas até  31 de maio.
Dentro da embarcação Wilton I os fiscais encontraram equipamentos proibidos para esse tipo de atividade, como compressor de ar, mangueiras, máscaras e nadadeiras. Todo material foi retirado e a embarcação teve o motor lacrado, devendo permanecer parada até que ocorra vistoria da Capitania dos Portos, informou o Ibama.
O dono da embarcação será multado em R$ 5 mil e deverá responder na Justiça por crime ambiental, cuja pena pode atingir três anos de detenção. Nesta segunda-feira (8), uma equipe de fiscalização apreendeu 81 quilos de lagostas em um depósito clandestino na paria de Muriú, também no litoral Norte potiguar. O responsável será multado em mais de R$ 11 mil, e poderá cumprir até três anos de detenção, destacou o Ibama.

Caminhoneiro Tio de Zuíla Miranda se envolve em acidente na BR 304


Maurício ficou presos as ferragens
Um grave acidente de trânsito, envolvendo um caminhão de cor amarela placas MMQ-5784, Ceará Mirim\RN , na noite desta terça feira 09 de março de 2013, por volta das 18h30min. Na BR 304, em frente à Porcelanato, deixou uma pessoa ferida.
O motorista Mauricio Inácio de Melo, 45 anos de idade, o mesmo tinha saído de Fortaleza com destino a Mossoró, e já chegando nas proximidades da porcelanato Mauricio tentou desviar de um jumento na pista e perdeu o controle do caminhão vindo a capotar.
   Mauricio ficou preso as ferragens sendo necessário o auxilio de um caminhão muck para suspender o veiculo, o mesmo foi retirado das ferragens com varias escoriações pelo corpo e o braço esquerdo quebrado, Mauricio foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia por uma viatura de suporte avançado do SAMU.
RN mídia 

terça-feira, 9 de abril de 2013

Obras de recuperação do Calçadão começam ainda este mês‏

7060
Até sexta-feira-feira (12) o prefeito assinará a ordem de serviço

 Até o dia 20 deste mês, as obras para recuperação do calçadão da praia de Ponta Negra serão iniciadas. A informação é do secretário de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Rogério Mariz, que juntamente com os titulares da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),  Marcelo Toscano, Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, e Segurança e Defesa Social (Semdes), Osair Vasconcelos  veio na tarde desta segunda-feira (8) ao Palácio Felipe Camarão para apresentar o projeto ao prefeito Carlos Eduardo.

Rogério Mariz afirmou que os secretários receberam do chefe do executivo municipal a determinação para seguir com os trâmites legais para a execução do projeto, e a previsão é de que até sexta-feira-feira (12) o prefeito assine a ordem de serviço.
 
Fonte: Blog de Marcos Dantas 

Ministério Público pediu suspensão de festas no Estado

Deu Tribuna do Norte... O Ministério Público (MP/RN) já havia baixado uma recomendação onde sugere que os 139 municípios potiguares que se encontram em situação de emergência não realizem as festas de São João neste ano. De acordo com o MP-RN, os recursos públicos devem ser destinados prioritariamente para minimizar os efeitos da estiagem. 
 
Alguns dos 139 municípios que se encontram em situação de emergência empregaram verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas, apesar da recomendação, entre os quais Assu, São Miguel, Macau e Guamaré. Segundo a recomendação dos órgãos, o gestor que porventura não acatasse a recomendação poderia ser objeto de medida cautelar da Corte de Contas.
 
Fonte: blog de Marcos dantas 

Mandado de busca e apreensão também na residência de vereador que é proprietário da Banda Grafith

7064
Vereador Júnior Grafith é proprietário da Banda Grafith - Foto: Tribuna do Norte
Deu na Tribuna do Norte... O Ministério Público do Rio Grande do Norte cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do vereador de Natal e empresário Júnior Grafith, proprietário da Banda Grafith. Não há a confirmação sobre o motivo para o mandado, mas a banda do empresário participa anualmente da festa de Carnaval em Macau, que é um dos festejos investigados pelo Ministério Público.
 
Durante o início da manhã, viaturas da Polícia Militar chegaram à sede da Procuradoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte com computadores e documentos apreendidos nos 53 pontos onde houve a determinação para a busca. Além desses mandados, também foram expedidos 14 de prisão temporária contra suspeitos de envolvimento nas fraudes.Até o momento, nenhum membro do MP falou sobre o teor do material apreendido. A reportagem da Tribuna do Norte tentou o contato com o vereador Júnior Grafith, mas não obteve êxito.

Problemas urbanos serão discutidos por cada um dos 120 municípios do Estado

             Dos 167 municípios existentes no Rio Grande do Norte, 120 estão mobilizando os habitantes para realização das conferências municipais das cidades previstas para os próximos meses. O evento vai assegurar a participação pública nas discussões sobre os problemas mais comuns vividos nos centros urbanos provocados pela falta de saneamento básico (água potável, esgotos, drenagem de águas pluviais e destino dos resíduos sólidos), transporte urbano, ocupação do solo de maneira inadequada, entre outros assuntos.
Na sexta-feira (5), aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo, o Seminário Estadual de Mobilização com a participação de técnicos do Ministério das Cidades e órgãos envolvidos na preparação da 5ª Conferência Nacional, além de pessoas de Natal e interior do Estado.
A 5ª Conferência Estadual das Cidades vai abordar o tema "Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!" e é presidida pelo Secretário de Planejamento e Finanças Obery Rodrigues Júnior.  A coordenação executiva é de responsabilidade de Ivani Matias Xavier Trigueiro, da SEPLAN, que lidera várias comissões que trabalham na  organização do evento.

Pedra Grande: Prefeitura distribui kits para gestantes


Mães gestantes recebem kits da Ação Social
A Prefeitura de Pedra Grande, através da Secretaria Municipal de Ação Social fez a entrega de vários kits para mães gestantes do município que não dispõe de poder aquisitivo suficientes para preparar o enxoval do seu bebê.
A política de assistência social as pessoas que mais necessitam vem sendo desenvolvida desde o primeiro mandato do prefeito Marcos Luiz(Marcão) e que está tendo continuidade no seu segundo mandato, por entender que a população carente necessita da mão amiga do poder público.
Além da entrega do kits, as mães gestantes cadastradas na Secretaria de Ação Social recebem outros benefícios como parte da política socioeducativa do CRAS.

MP deflagra operação para combater fraudes em eventos festivos


Sede do Ministério Público em Natal(Foto: G1-RN)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta terça-feira (9) uma operação para combater supostas fraudes em licitações para contratações de bandas para eventos festivos no RN e em outros estados. Os mandados de busca e apreensão e de prisão são assinados pelo juiz da comarca de Macau, cidade a 180 quilômetros de Natal. A Polícia Militar dá apoio aos promotores no cumprimento dos mandados. A operação foi batizada Máscara Negra.
O procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, confirma a operação, que é realizada simultanemante em várias cidades brasileiras. No RN, os mandados da Máscara Negra estão sendo cumpridos em Natal, Macau, Guamaré, Parelhas e Caraúbas.
A operação também foi confirmada pelo comandante geral da PM no estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva. "Nossas equipes estão na rua apenas para ajudar os promotores de Justiça no cumprimento dos mandados", falou o comandante.
O comando da operação Máscara Negra é da promotora Patrícia Antunes Martins, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
G1-RN/TV Cabugi

Ministério Público deflagra Operação Máscara Negra em Macau e Guamaré

                O Ministério Público deflagrou na manhã desta terça-feira, 09, a operação Máscara Negra com o objetivo de desarticular esquemas de contratação fraudulenta de shows musicais, estrutura de palco, som, trios elétricos e decoração para eventos realizados nos municípios de Macau e Guamaré entre os anos de 2008 a 2012.
Só no ano passado a prefeitura de Guamaré gastou mais de R$ 6 milhões em festividades, enquanto que a de Macau chegou à cifra de R$ 7 milhões entre 2008 e 2012. Esses gastos com contratações de bandas e serviços para festas compreendem mais de 90% do recebido em royalties no período e mais de 70% do recebido em FPM.
Foram expedidos pelo juízo da Comarca de Macau 53 mandados de busca e apreensões, 14 mandados de prisões temporárias, a suspensão do exercício da função pública de 8 servidores públicos além da suspensão parcial do exercício da atividade econômica de 4 empresários e suas respectivas empresas.
As provas apontam que empresários do ramo artístico atuavam na região, alternando-se na fraude aos procedimentos licitatórios e fornecendo suas empresas e bandas aos superfaturamentos.
Em Guamaré, o suposto grupo criminoso era liderado por familiares do ex-prefeito, que controlava os principais cargos políticos do Poder Executivo municipal. Já em Macau, o esquema tinha como líderes o então Chefe do Executivo e o presidente da Fundação Municipal de Cultura.
Os elementos colhidos pela Justiça dão conta de que eram desviados recursos das prefeituras por meio de contratações com superfaturamento de preços e mediante uso de intermediários não exclusivos e de laranjas.
Estima-se que aproximadamente R$ 3 milhões foram desviados por ordem dos então prefeitos e demais agentes públicos a empresários do ramo artístico, a pretexto de fomento da economia local.
A Operação Máscara Negra contou com o apoio de 200 policiais militares e foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). E faz parte da Operação Nacional contra a Corrupção deflagrada na manhã de hoje em 12 outros Estados pelo Ministério Público brasileiro, por meio do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Militares, Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas de Rondônia, Receita Federal, Receitas Estaduais.
Fonte: MPE-RN

Empresário de Macau recebe quase R$ 3 milhões da Prefeitura em 4 anos

              O empresário José Romildo da Cunha, investigado na operação Máscara Negra, teria recebido quase R$ 3 milhões da Prefeitura de Macau por serviços em 2008, 2010, 2011 e 2012. Os trabalhos seriam referentes à disponibilização de estrutura e contratação de banda agenciada pelo empresário. Para conseguir os contratos, José Romildo teria utilizado outras empresas, inclusive a de um filho.
De acordo com o MP, José Romildo utilizou, através de procuração, as empresas Micheline Silva Marques e Ranielson Guimarães da Cunha-ME, além da própria empresa, a JR da Cunha-ME, para faturar R$ 2.945.120,00 via contratações diretas, com inexibilidade de licitação.
Em depoimento, o filho de José Romildo, Ranielson Guimarães, disse que não recebeu qualquer valor referente aos pagamentos. A empresa de propriedade do filho de José Romildo, na verdade, tinha como atividade a prestação de serviço de provedor de internet.

Deputado George Soares cobra celeridade no projeto Baixo-Açu


George Soares (PR)
Na manha desta terça-feira, 9, o deputado George Soares (PR) iniciou sua agenda de trabalho com a gravação do programa institucional do PR, que será exibido em cadeia estadual nos próximos dias. O programa trará a seca como tema.
Após a gravação, o republicano juntamente com Guilherme Saldanha, presidente do DIBA, participou de uma audiência com o secretário da SAPE, Júnior Teixeira, onde abordou o Projeto Irrigado Baixo-Açu, solicitando celeridade nas obras que fazem parte do projeto. Também tratou sobre as ações de combate a seca e as emendas parlamentares que estão alocadas na secretária para o ano de 2013
George Soares destacou que o DIBA é um projeto de grande importância para o Estado e que estava esquecido. “Através de nosso mandato estamos recuperamos este projeto que trará desenvolvimento social e econômico através da geração de empregos direto e indireto”, comentou. 

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...