quinta-feira, 1 de junho de 2017

Lançada iniciativa que pretende injetar R$ 30 bilhões para financiamento do pequeno produtor


A agricultura familiar terá recursos para ajudar a viabilizar a produção. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que foi lançado o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020. A iniciativa vai disponibilizar R$ 30 bilhões em crédito para financiar a produção do pequeno produtor a partir do dia 1° de julho.
Apesar da redução da taxa básica de juros, os encargos em relação à safra atual nos próximos anos serão mantidos entre 2,5% e 5,5% para os agricultores familiares. Entretanto, dessa margem, os produtos da cesta básica como o arroz, o feijão e a mandioca terão taxas menores. Outra informação importante é que o plano passa a ser plurianual e com regras definidas para as próximas 3 safras. Os eixos principais do plano serão o crédito rural, programa nacional de credito fundiário, titulação de terras, agroecologia, comercialização, assistência técnica e extensão rural.
A Confederação também destaca que o governo federal anunciou o apoio à implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), através da estruturação do SIM de forma individual ou em consórcios por meio da realização de chamadas públicas. Nesse contexto, a área técnica de desenvolvimento rural da entidade considera de grande importância uma ação efetiva da União para a estruturação do SIM, pois 32% dos Municípios possuem o serviço de inspeção municipal e a agroindustrialização é um importante mecanismo para agregação de valor da produção familiar.
Informações adicionais e dúvidas dos gestores sobre o assunto podem ser esclarecidas pela área técnica de desenvolvimento rural da CNM. O telefone é o (61) 2101-6654 (falar com Osni Morinishi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saiu a lista de quem recebeu dinheiro de Henrique Alves no RN; Confira

A prestação de contas da campanha de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2014, foi aprovad...